Educação Nutricional

Alimentos Funcionais

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras 

É bom saber

 As vitaminas são encontrados em abundância tais como, Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina K, e Vitamina E. Além disso, os minerais, como o Cálcio, Ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco.  

Conte-nos

Quem aí é fã do mirtilo?

Os mirtilos são pequenas frutas, doces e suculentas, que pertencem à família Ericaceae. Essas frutas vêm em uma variedade de cores que variam do azul, vermelho e roxo. Mirtilos são cultivadas em grandes quantidades nos países da América do Norte. Os mirtilos são consumidos crus ou usado na preparação de molhos, compotas, geleias e sorvetes. Eles são uma excelente fonte de antioxidantes e são conhecidos por seus grandiosos benefícios à saúde. 

Dicas da Nutri

As gorduras do bacon são 50% monoinsaturadas (gordura saudável), 40% saturadas e 10% poli-insaturadas, além de serem acompanhadas de uma quantidade razoável de colesterol.

O bacon não é o pior alimento do mundo, mas também está longe de ser totalmente saudável. É uma carne processada e sabe-se que este tipo de produto tem uma relação com vários tipos de doenças, se consumido com frequencia.

Mas saiba que ele tem benefícios também!

Na hora de comprar esse tipo de carne, escolha aquela que tem menos ingredientes artificiais adicionados. Se você conseguir um bacon direto do produtor, melhor ainda. Porcos criados em confinamentos e que comem nada além de ração de soja e milho transgênicos têm gordura mais perigosa do que porcos que pastam ao ar livre, tomando muito sol (o que aumenta o teor de vitamina D da gordura de porco), e comem uma ampla variedade de alimentos naturais.

Na verdade, a gordura de porco alimentado naturalmente pode até ser uma boa fonte de vitamina D, se os porcos realmente passam grande parte do tempo ao ar livre e tomando sol, pois todos nós sabemos que a vitamina D é de vital importância para o nosso sistema imunológico e equilíbrio hormonal global.

Infelizmente a produção industrial arruinou boa parte da qualidade de nossos alimentos.

Agora você já sabe: o bacon pode ser consumido eventualmente e fazer parte de uma dieta saudável, baseada em comida de verdade. Então aproveite, mas sem exageros!

Benefícios dos alimentos

 AGRIÃO

Pode ser chamado de “limpador de chaminé”, uma vez que diminui os efeitos tóxicos da nicotina e do corpo em geral. Dos talos às folhas o agrião tem várias propriedades: age como antiinflamatório nas colites e combate o ácido úrico. Atua também nos casos de tuberculose, raquitismo e formação de pedras nos rins. O chá de agrião é bom para quem está resfriado. 

Anote a dica

 Os queijos amarelos, como o parmesão, o provolone, o suíço e o prato têm uma quantidade de gordura maior que os outros tipos de queijo, por isso, podem contribuir para o aumento do colesterol. Já os queijos azuis, como o gorgonzola e o roquefort, são os mais engordativos. O ideal é consumir os queijos brancos, como o cottage, a ricota, o minas frescal e os requeijões light, que além de serem menos calóricos, possuem menos gordura. A muçarela de búfala, apesar da cor branca, é tão calórica e gordurosa quanto a muçarela comum.